Serviços Online Clientes/Distribuidores
Grupo Petrotec

'GRUPO PETROTEC: INDIA, UM MERCADO POR EXPLORAR'

12/2017

'Grupo Petrotec: India, um mercado por explorar'

O Grupo Petrotec, com mais de três décadas de experiência, agrega um conjunto de empresas cuja atividade está centrada na produção, comercialização e assistência técnica a equipamentos e sistemas para as áreas de armazenamento, distribuição e retalho da indústria petrolífera. 

Destaca-se a produção de bombas de combustívelequipamentos para lavagem de veículos, bem como sistemas de pagamento e automação para frotas e postos de abastecimento e soluções EPC para postos de abastecimento e terminais de distribuição e armazenamento de combustíveis. 

Com cerca de 1000 colaboradores em todo o mundo e distribuidores nos cinco continentes, encontra-se atualmente representada em 84 países e com operações diretas em 8, nomeadamente na Índia. 

De forma a suportar a expansão internacional do Grupo, tornou-se fundamental reduzir o custo de produção de forma a aumentar a competitividade a nível global. O mercado indiano foi, então, identificado como porta de entrada e centro de produção para os mercados asiáticos, efectivando-se o início das operações na Índia em 1999.

Localizada em Gandhinagar no estado de Gujarat, a Petrotec Índia conta com cerca de uma centena de colaboradores, com uma unidade industrial equipada com tecnologia de ponta CNC - para a maquinagem de componentes críticos - e com equipamentos avançados de medição geométrica e de controlo, permitindo o fornecimento de produtos de qualidade altamente fiáveis.

Apesar de se tratar de um mercado com grande dimensão e volume, com uma procura interna muito intensa, trata-se de um mercado, salvo raras exceções, que é fortemente impulsionado pelo custo do produto, marginalizando por vezes o conceito de qualidade.

Após 15 anos de operações na Índia, são vários os fatores críticos de sucesso que se devem ter em conta, nomeadamente: a qualificação e formação dos recursos humanos, associados à implementação de políticas de retenção de colaboradores de elevado potencial (considerando a elevada rotatividade de colaboradores nas empresas, com aumentos salariais anuais entre 10 e 15%); os fortes investimentos em sistemas de controlo da qualidade, tanto em produção quanto em processo; a adaptação dos processos internos do Grupo à realidade local; e a criação de verdadeiras parcerias com fornecedores críticos.

Dsc 1678

Uma das principais dificuldades de adaptação à Índia é assimilar a heterogeneidade do país, bem diferente da cultural ocidental, em que os mais de 1,3 mil milhões de indianos se distribuem geograficamente por mais de 29 estados e 7 territórios da união, distintos entre si, quer através do idioma local, quer através de particularidades culturais. Naturalmente que a forma de trabalhar e negociar têm de ser ajustadas de local para local, mesmo dentro do próprio país, onde por vezes "sim" significa "não" e onde o rígido sistema hierárquico é extremamente valorizado e, raramente, desafiado.

Apesar de tudo, depois de se perceber todo o enquadramento e de se identificar claramente os condicionalismos deste mercado, existem grandes oportunidades a explorar. O fator de escala/ volume, que será traduzido como fonte de produção a custos mais reduzidos, assim como o crescimento económico interno alavancado por uma população jovem com rendimento familiar em expansão, são algumas delas.

Muitas empresas multinacionais têm na Índia a sua base industrial, materializando as vantagens de custos laborais mais baixos e crescente produtividade, bem como a abundância de mão-de-obra qualificada e o uso generalizado da língua inglesa.

A Índia está a realizar avanços notáveis em diversos campos como nos produtos industriais e de transporte, tecnologias de informação, equipamentos eletrónicos, farmacêutica, entre outros. Contudo, têm ainda a necessidade de importar diversos bens e serviços como produtos agrícolas, minerais, combustíveis e materiais de construção.

O maior desafio no estabelecimento sólido de uma empresa estrangeira na Índia passa por ser resiliente nos primeiros anos, já que normalmente não existem ganhos a curto prazo, a não ser pela via de atividades puras de trading.

Vale a pena investir na Índia, mas para tal é necessário que, antecipadamente, se estude bem o país e a cultura, definindo claramente os objetivos a atingir, assumindo ou não a necessidade de se suportar em parceiros locais no momento da implantação. Sem dúvida que paciência e persistência são palavras de ordem.

 

in Portugal Global, n.º103, Novembro de 2017. 

Voltar